Coordenador : Isabel Cristina Chaves Lopes
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 391207.2206.90764.24082023
Unidade/Órgão Adm.: ESR
Departamento/Setor: SSC
Área Temática : Cultura
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Adolescentes mulheres, de comunidades de periferia urbana e rural, que estejam matriculadas na escola.
Local de atuação: Universidade Federal Fluminense Escolas Públicas Ongs Sindicatos Associações de Moradores Movimentos sociais
Objetivo
1-Realizar intervenções voltadas ao conhecimento da realidade cotidiana das adolescentes da classe-que-vive-do-trabalho, e desenvolvimento de ações educativas em torno dos direitos humanos das mulheres. 2-Gerar possibilidades de aplicação das análises realizadas pela pesquisa Arte, experiências de vida e subjetividades de adolescentes mulheres de comunidades de baixa-renda, nos processos interventivos previstos pelo projeto de extensão. 3- Contribuir no aprofundamento de reflexões acerca da função social da universidade pública no Brasil e do lugar da extensão acadêmica neste processo.
Resumo
A proposta de trabalho envolve a formação e organização de grupos de discussão e reflexão, compostos por adolescentes, prioritariamente do sexo feminino, e que terão por objetivo reconhecer e debater questões relacionadas aos seus cotidianos a partir de suas experiências de vida mediadas por instituições como família e escola. Neste processo, destacar-se-á atenção para como as relações de gênero e o racismo atravessam estas experiências. Atividades com artes serão incorporadas a estas intervenções na forma de recurso instrumental, a partir do qual pretende-se uma melhor articulação entre conhecimento da realidade subjetiva das adolescentes e intervenção social. Objetiva-se com esta experiência contribuições para processos de execução, avaliação e monitoramento de políticas públicas para a infância e adolescência, em uma perspectiva intersetorial, como estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 86.